DIVERSIDADE CULTURAL EM MARROCOS: UMA HISTÓRIA ONIPRESENTE

Marrocos possui uma história diversa e viva que testemunhou uma longa sucessão de diferentes governantes, como romanos, franceses, espanhóis, judeus, árabes e berberes. Essa diversidade se reflete em muitos aspectos da vida marroquina, a saber, as línguas, as roupas, a culinária e a cultura.
Os berberes, chamados de Shlooh pela maioria dos marroquinos, representam mais da metade da população marroquina e vivem principalmente no sul de Marrocos. Hoje em dia, muitos esforços têm sido feitos para preservar a identidade berbere e promover sua cultura. Como resultado, a língua berbere foi recentemente introduzida nas escolas primárias como língua obrigatória. As principais características da cultura berbere são o modo de vida nômade, a música folclórica, a poesia fina e as joias de prata.
Os árabes viveram uma história diferente no Marrocos. Quando eles invadiram o Marrocos no final do século 7, sua conquista encontrou forte resistência das tribos berberes. Os árabes finalmente conseguiram dominar o Marrocos e forçar os berberes a adotar a cultura árabe e a religião muçulmana.
Os árabes representam cerca de 40% da população marroquina e vivem principalmente nas regiões do norte do Marrocos. Uma das principais características da cultura árabe no Marrocos são seus costumes, idioma, música, religião, comida e vestimenta, só para citar alguns.
Além das influências berbere e árabe no Marrocos, há também uma influência andaluza no norte e uma influência subsaariana no sul. Devido à conquista cristã da Espanha, havia muitos exilados muçulmanos e judeus da Espanha para o Marrocos, o que explica o elemento espanhol / andaluz na cultura do Marrocos, principalmente na música e na comida. No sul do Marrocos, você notará muitos marroquinos negros. Durante o comércio de caravanas, muitos escravos foram trazidos da Guiné, possivelmente, e a influência é prevalente no tipo de música conhecido como Gnawa, especialmente em Marrakesh, que era a principal parada das caravanas.
Vale ressaltar que a língua oficial do Marrocos é o árabe. A maioria dos marroquinos, independentemente de suas origens, fala árabe. Há uma minoria de nômades berberes que não fala árabe.
Portanto, em sua próxima visita ao Marrocos, mantenha seus sentidos acordados para vivenciar a diversidade de Marrocos.